quarta-feira, 21 de setembro de 2011

ALGUMAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS ENVOLVENDO LINGUAGENS E VIVÊNCIAS NO AEE

Para fases iniciais de aprendizado da Língua Portuguesa:
  • Expressão corporal;
  • Expressão artístico-cultural;
  • Dramatização;
  • Contextualização de situação vividas;
  • Aula-passeio;
  • Sessão de filmes.

Para a leitura

  • Leitura de ícones, sinais, índices, simbolos e signos linguísticos;
  • Leitura visual de imagens;
  • Leitura de texto escrito: texto - frases - palavras - sílabas - letras;
  • Interpretação/compreensão por meio do desenho;
  • Interpretação/compreensão por meio da escrita: aplicação das condições de produção dos gêneros textuais e discursivos.

Para a escrita:

  • Do desenho à palavra - da palavra ao desenho;
  • Da frase ao desenho - do desenho à frase;
  • Do texto ao desenho - do desenho ao texto;
  • Escrita de diferentes gêneros textuais.

Para descoberta da escrita: linguagens lúdicas:

  • Brincadeiras;
  • Jogos interativos;
  • Testes-problemas;
  • Jogos eletrônicos;
  • Informática;
  • Livros

Para desenvolver o léxico: estudos ortográficos e do sentido das palavras em diferentes contexto:

  • Propor atividades de escrita contextualizada, ou seja, a partir de um dado assunto (aprender a escrever com sentido e não apenas desenhar palavras);
  • Contextualizar o uso do léxico (das palavras) da Língua Portuguesa escrita em várias situações diferentes (manga de camisa, manga fruta e outras).

Para a produção de textos escritos em Português:

  • Cultivar no aluno com surdez o processo de criar signos, para interagir com outras pessoas por meio da produção de textos escritos - bilhetes, cartas etc.

A escola tem uma contribuição muito importante na inclusão da pessoa com surdez na sociedade e, nesse sentido, o aprendizado do Português escrito tem a sua parte, por ser mais um instrumento que essa pessoa terá para se integrar à sociedade. O ensino do Português escrito não restringe à alfabetização das pessoas com surdez, portanto, todos os níveis de letramento, desde o início do aprendizado até o ensino superior precisam ser desenvolvidos e, nesse sentido, o AEE para o ensino da língua portuguesa escrita é INDISPENSÁVEL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EU AMO ENSINAR

scraps e mensagens
Somos todos iguais: temos a mesma carne, respiramos o mesmo ar.
Circunstancialmente, alguém sabe mais sobre determinado assunto, mas, assim que ensina e o outro aprende, o saber já se torna um bem comum.
Assim a vida vai irrigando terrenos ingênuos, de onde brotarão mais saberes.
As pessoas são como veículos, que tanto podem ser dirigidos por bons quanto por maus motoristas existenciais.
Ainda bem que alguns desses motoristas estão sempre dispostos a aprender novos caminhos.
Conscientes, vivem a Integração Relacional na sua plenitude.
Criativos, descobrem novas receitas para rotineiras comidas.
Responsáveis, praticam os projetos, porque tudo que começa tem um meio e atinge seu fim.
Afetivos, vibram com as aventuras e descobertas dos alunos, alimentando a auto-estima de todos.
Sensíveis, permitem que suas lágrimas se misturem às que escorrem dos olhos deles.
Generosos, ensinam os caminhos percorridos com mais amor.
Eternos aprendizes, sabem que, quanto mais estudam, mais seus alunos aprendem.
E, assim, esse sábios professores transformam o saber em sabor e alegria de viver.
Içami Tiba




EU AMO TODOS OS ANJINHOS